RELEASE
O bicho tá pegando….. é um título apropriado. Em pouco mais de quatro minutos e meio, ela já indica a convivência entre fúria e lirismo que marca o álbum inteiro. O suingue, os belos temas destacados pelos sopros, a “trocação” entre baixo e bateria (e trombone!) e, claro, em se tratando do álbum solo de um guitarrista, a busca por sons diferentes no instrumento.
…Sua guitarra muda de voz no correr do álbum, conforme a música pende para o blues (Pé de chumbo), o folk (Invisível costura) ou até o industrial (a vinheta Bends, uma das duas únicas faixas sem metais de O bicho tá pegando).
…O bicho tá pegando é apenas o primeiro de três planejados volumes nos quais Billy reunirá obras inéditas escritas enquanto sua guitarra estava a serviço de outrem. A opção por começar por um álbum de jazz rock também contempla a familiaridade da maior parte do público com seu trabalho como sideman. Virão ainda um álbum com as composições mais folk e outro com as composições pop-rock cantadas.
…O bicho tá pegando é uma obra autossuficiente, bem pensada, madura. Entre mesuras ao ídolo Jeff Beck, a Frank Zappa, Santana, Chick Corea, Hermeto Pascoal, Billy e seus parceiros nos oferecem dez trilhas sonoras sintéticas para infinitas viagens mentais. Ora elas são mais alegres, ora mais contemplativas, mas sempre inspiradoras. Pode ser a levada jazzy no coração de Silente, na qual a guitarra se transmuta em violino elétrico, pode ser a lindíssima evocação de amor e desolação em Se ela quiser, na qual o trompete sola e os metais me põem para pensar em I got the blues, dos Rolling Stones. É só uma referência pessoal, certo, mas diz muito das belezas e abismos de técnica e sentimento que aguardam qualquer ouvinte de O bicho tá pegando.
Texto de Arthur Dapieve
FICHA TÉCNICA
1) Acesso ao camarim
2) Par ou Impar*
3) Pé de Chumbo
4) Se ela Quiser
5) Bends and Friends
6) O Bicho tá Pegando
7) Mnemônica
8) Silente (para Mirella e Stella)
9) Invisível Costura (para Heloísa Cavalcante in memoriam)
10) She’s Leaving Home**(Lennon & McCartney)
Bateria: Lourenço Monteiro
Baixo: Alexandre “Katatau”
Percussão: Eduardo Lyra
Trombone: Marlon Sette
Trumpete: Diogo Gomes
Sax Tenor: Zé Carlos “Bigorna”
Pedal Steel: Guilherme Schwab (faixas 9 e 10)
Produzido e composto por Billy Brandão (exceto “She’s Leaving Home” Lennon/McCartney)
Arranjos Billy Brandão com a colaboração dos músicos envolvidos
Gravado nos estúdios DuBrou por Renato Muñoz & no Lab Tostoi por Jr. Tostoi e Mixado no estúdio DuBrou
Mixado por Renato Muñoz e Billy Brandão no estúdio “Du Brou” exceto as faixas “Par ou Impar” por Rodrigo Lopes e Billy Brandão e “She’s Leaving Home” por Rodrigo Duarte e Billy Brandão
* Faixa gravada por Rodrigo Lopes
** Faixa gravada por Rodrigo Duarte
Masterizado no Magic Master por Ricardo Garcia
Billy Brandão usa Cordas Elixir e guitarras N.Zaganin
Diogo Gomes usa in ear Land Audio
Capa: Mirella Migliari
Foto da capa: Arquivo pessoal Billy Brandão
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